Avaliação

O que seria avaliar?

A avaliação se faz presente em todos os domínios da atividade humana. O “julgar”, o “comparar”, isto é, “o avaliar” faz parte de nosso cotidiano, seja através das reflexões informais que orientam as frequentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões. (Dalben, 2005, p. 66).

Então no contexto escolar/acadêmico a avaliação deve ser pautada na ideia de conhecimento, os avaliadores devem tomar como pressuposto a forma de aprender de cada avaliado e em que momento houve a absorção do conhecimento, para enfim diagnosticar e, caso necessário, reorientar à aprendizagem.

É uma prática pedagógica que não deve ficar engessada apenas nas formas conceituais e pré estabelecidas, como os exames escolares. Deve ser adaptada de acordo com o momento e o modelo de curso em que os alunos estão inseridos, sendo assim uma lógica da avaliação formativa.

Essa breve análise a respeito da prática da avaliação possibilitou-nos identificar uma primeira concepção sobre o assunto, para que tratemos então dos modelos de avaliação presentes nos cursos Ead e quais as suas funcionalidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s